Usar a função PROCV é mais fácil do que parece – parte 2

Leia antes: Usar a função PROCV é mais fácil do que parece – parte 1
Só entendendo bem como funciona a função PROCV é que passamos  usa-la eficientemente no nosso dia-dia e ganhando bastante tempo e produtividade nas tarefas. Nesta segunda parte usarei um novo exemplo bem prático: preencher um pedido de vendas do blog Moda de Novela usando a função PROCV.
Eu vou colocar a lista de produtos e formulário de pedido em uma única planilha para simplificar o exemplo, mas o ideal (e boa prática) é cada um em arquivo distinto:
preenchendo formulário de venda com função procv 01
Apenas para constar, eu “enfeitei o pavão”, deixando o formulário com os campos organizados e com a cara que será impresso:
preenchendo formulário de venda com função procv 02
A idéia é que na parte dos produtos vendidos só seja necessário preencher o código do produto e a quantidade vendida, ficando a descrição e o valor unitário a cargo da função PROCV. Para a descrição do produto a referência na tabela de produtos é só para as duas primeiras colunas e na do valor unitário pega as três colunas. OBS: como a minha lista de produtos cresce com a ordem de códigos desordenadas eu uso o valor “0” no argumento Procurar_intervalo para forçar o Excel só achar o valor exato que estou procurando, porque se o código do produto não existir ele vai dar erro e não mostrar produto diferente:
preenchendo formulário de venda com função procv 03
A fórmula da descrição do produto é
=PROCV(F12;$A$4:$B$11;2;0)
que significa ‘procure o valor da célula F12 na primeira coluna do intervalo A4:B11 e quando achar o valor exatamente igual retorne o valor que estiver na 2ª coluna da direita dele na mesma linha’.
A fórmula do valor unitário do produto é
=PROCV(F12;$A$4:$C$11;3;0)
que significa ‘procure o valor da célula F12 na primeira coluna do intervalo A4:C11 e quando achar o valor exatamente igual retorne o valor que estiver na 3ª coluna da direita dele na mesma linha’.
Agora é só copiar as fórmulas para as demais células e já deixar os cálculos de valores feitos, mas para evitar que fique aparecendo mensagens de erro nas células enquanto não forem preenchida eu acrescentarei a função ÉERROS nas fórmulas (veja como no post “a aparência da planilha importa tanto quanto o conteúdo”).
preenchendo formulário de venda com função procv 04
Abaixo está o formulário de pedidos pronto, eu recebo os pedidos do site de compras Toda Oferta do UOL e preencho os dados na minha planilha. As linhas ficam em branco ou zeradas até que o código do produto seja digitado; no 3º item já está preenchido porém nada está sendo calculado porque falta a quantidade, assim que especificada vai para o cálculo total também.
preenchendo formulário de venda com função procv 05
Acredito que agora ficou mais fácil compreender como a função PROCV funciona, com o tempo você achará novas utilidades nas suas planilhas.
Veja também:
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »