Planilha controle de horas – formatando a grade horária

Uma planilha de banco de horas eficiente não deixa de ser uma grande tabela, a formatação correta é que vai permitir o cálculo certo no final.
banco de horas 01
O cabeçalho da tabela tem a data, entrada e saída para os períodos da manhã e da tarde, o total de horas trabalhadas e o total de horas extra. Digite a 1ª data do mês e escolha a formatação de data. Use fórmula para preencher os demais dias do mês, porque ao usar a planilha como modelo para outros meses é só alterar o primeiro dia que os demais serão atualizados automaticamente. Neste exemplo a fórmula para o próxima dia é =A3+1 e assim até completar o mês.
banco de horas 02
Assim como no cronograma.xls eu vou usar a formatação condicional para sinalizar o final de semana. Lembrando que o suplemento Ferramentas de Análise deve estar habilitado no menu Ferramentas/Suplementos. No assistente de formatação condicional (menu FORMATAR/FORMATAÇÃO CONDICIONAL) eu escolho “A fórmula é” e digito =OU(DIA.DA.SEMANA($A3)=7;DIA.DA.SEMANA($A3)=1), onde a função OU procura a validação de um dos argumentos da equação que está verificando se a data é um sábado ou um domingo.
banco de horas 03
As outras células da tabela são formatadas como HORAS e nelas também também são inseridas a mesma formatação condicional “final de semana”.
Na próxima etapa serão inseridos os cálculos. Até breve.
Veja também:


Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »