Criando um Painel de Indicadores em Excel - prepare a base de dados

Para exemplificar a criação de um Painel de Indicadores (dashboard) eu vou usar um tema que eu gosto e tem números bem interessantes para explorar: resultados do campeonato de Fórmula 1. Vou usar os dados da temporada 2008 e se o projeto der certo vai dar para aproveitar a estrutura para este ano também.

Fui no site oficial da Fórmula 1,  copiei os resultados das corridas de 2008 e colei (colar especial/texto) em uma planilha - reservei a "coluna A" para identificar o GP correspondente à cada linha.
Vou adaptar os dados ao meu jeito, simplificando o nome das equipes para como eu costumo usar lá no F1Review. Selecionei a "coluna E" inteira e usei a função SUBSTITUIR (Ctrl+U), no campo LOCALIZAR eu digitei o texto que veio no arquivo original e no campo SUBSTITUIR eu digitei o texto que eu quero eu seu lugar e cliquei no botão SUBSTITUIR TUDO. E repeti para todas as demais equipes.
Na tabela da FIA o campo de pontos vem vazio do 9º colocado para baixo então preenchi as 224 células em branco da coluna de pontos automaticamente usando de novo a função SUBSTITUIR - deixei a caixa LOCALIZAR do assistente vazia e coloquei um 0 (zero) no campo SUBSTITUIR, ao clicar SUBSTITUIR TUDO todas as células que estavam vazias serão preenchidas com 0 (zero).


Bem, desta base de dados podemos tirar importantes informações. Faça analogia com o seu negócio/trabalho e adapte as dicas que virão nos próximos posts para realizar suas tarefas. 

Veja também:
Clique aqui, assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas de planilha eletrônica na caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »