Personalizar planilha com as cores da empresa

Torne os seus relatórios mais profissa adotando as cores da sua empresa/Cliente/whatever nas suas planilhas eletrônicas, é muito simples e depois de produzida a primeira o esquema fica a 2 cliques das demais planilhas que você fizer.

Para quem ainda não tem muita habilidade com o Excel eu sugiro assistir à video-aula abaixo que ensina, entre outras coisas, a formatação básica de células. Os usuários mais experientes podem pular direto para a continuação do texto, onde explico a modificação do esquema de cores original do Excel 2003.


A construção de marca é um grande trabalho de marketing e a identidade visual tem grande importância nisso, por isso grandes empresas tem normas rígidas de padronização do material corporativo por isso verifique antes a documentação existente na sua empresa sobre o tema antes de "inventar moda" aí. Em posse do pantone da sua empresa/Cliente/whatever abra o assistente de COR no menu Ferramentas-Opções.

Selecione uma cor pouco utilizada em suas tarefas e clique em MODIFICAR. Abrirá um assistente de cores onde na guia Padrão tem a colméia de cores pré definidas e na guia Personlizar você pode trabalhar com códigos RGB, que é como as cores da marca são registradas no Manual de marketing.

Para exemplificar eu alterei as cores que nunca uso para preto e branco. As do gráfico também, e aqui é importante você deixar as cores principais em ordem de importância da esquerda para a direita, pois é assim que elas serão plotadas; se houver duas informações a serem representadas serão usadas as duas cores da esquerda e assim por diante indo para a direita. Obs: pode repetir as mesmas cores nas duas linhas pois a de cima são para gráficos de preenchimento (pizza, barras etc) e a segunda para gráficos de linhas.

Depois de realizada a modificação no esquema dessa planilha as cores ficarão disponíveis na paleta de cores para rápido acesso. Use e abuse.

O esquema personalizado fica salvo apenas nas planilhas em que foi utilizado, as novas vêm com o esquema padrão do Excel, para importá-lo para uma nova você terá que ter um arquivo personalizado aberto e minimizado, entrar na no assistente de Cor no menu Ferramenta-Opções da nova planilha e clicar em "Copiar cores de". Feche o arquivo antigo e salve o novo, as suas cores já estarão embutidas.

Dica: a personalização deve ser usada com bom senso em materiais que serão imprimidos devido ao alto consumo de toner.

Clique aqui e assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »