Facilite a localização das suas planilhas perdidas

Um hábito recorrente em escritórios é utilizar o Excel como "meio" de formatação de dados apenas para copiar o resultado em uma apresentação ou outro documento e a planilha é jogada no limbo do HD para um dia ser procurada às pressas e não ser localizada, não é?
Dois pequenos ajustes na configuração padrão do programa vão te ajudar lá na frente na hora do sufoco enquanto você apela para São Longuinho.

Na guia Geral das Opções (no menu Ferramentas) aumente para o máximo a quantidade de entradas da lista de arquivo atualizados, que é aquela relação dos últimos arquivos abertos que aparece no menú Arquivo. Por padrão aparecem 4, mas alterando a configuração a quantidade pode ser até 9, isso é muito útil, logo você perceberá.

Outra coisa importante é manter um repositório padrão para suas planilhas, que pode ser uma pasta específica dentro de Meus Documentos ou o que é mais comum em máquinas corporativas é criar no drive D, deixe tudo em único lugar, depois de devidamente nomeado e catalogado esse arquivo pode ser movido para a pasta/diretório específico da tarefa/projeto.

Dica: uma boa prática é nomear adequadamente o seu arquivo com o nome do projeto/tarefa/nº processo mais a data, porque além de você já saber do que se trata só vendo o nome também é útil em casos de versionamento para saber o mais atual.



Clique aqui para assinar as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas na caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »