Nomeando intervalos para agilizar estudo de base de dados

Muitas vezes temos em mãos uma base de dados mas sem um objetivo claro do resultado esperado. Para facilitar o estudo dessa base explorando o máximo de possibilidades possíveis, eu sugiro a nomeação dos intervalos de dados.
Para quem ainda está começando no uso de planilhas eletrônicas eu aconselho assistir a video-aula a seguir com os conceitos básicos de Excel e suas fórmulas; para quem já tem mais prática pode pular para a continuação do texto mais abaixo.


Deixe a sua tabela apenas com os dados necessários para o objetivo do seu estudo, eliminando todos os campos necessários na importação da base. Como exemplo estou utilizando a tabela de pedidos do banco de dados Northwind e eu irei fazer relatórios sobre as quantidades e valores de vendas:

Eu ordenei a tabela por código de cliente, minha preferência nesta tarefa, e a partir do momento que nomear os intervalos não posso mais fazer alteração nessa tabela porque interferirá nas fórmulas lá na frente pois o Excel está referenciando as células e não seu conteúdo, preste muita atenção nisso.
Selecionei as células de valores dos pedido do Cliente ALFKI e nomeei "vl_alfki", depois selecionei as células de quantidade de itens por pedidos dele e nomeei como "qtd_alfki", e assim por diante com os dados dos demais Clientes. É trabalhoso, mas depois tem recompensa.

Todos os intervalos ficam armazenados, você pode inserí-los pelo assistente ou digitando direto dentro da fórmula.

Veja como é simples usar os dados nomeados, em vez de ficar digitando equação com intervalos de coordenadas você usa já linguagem normal o que facilita o raciocínio. Por exemplo, se tivesse um intervalo de pedidos do Romário (vl_romario) e o chefe quisesse saber quanto o Romário gasta em média por compra era só digitar a fórmula "=média(vl_romario)", simples, não?
Simplicidade mesmo você verá ao fazer estudos complexos com uma base de dados, porque as perguntas (texto) e as fórmulas (matemática) ficam com uma sintaxe muito parecida e as possibilidades de resultados aumentam.


Clique aqui e assine as atualizações do Pasta1.xls por e-mail e receba as dicas na sua caixa de entrada.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo Post »